loading

Serviços

Licenciamento Arqueológico de Obras
A elaboração de cadernos de encargos de arqueologia e património possibilitam uma gestão mais eficaz, económica e de acordo com as leis que tutelam o património, para projetistas, donos de obra e demais entidades. A elaboração de cadernos de encargos de arqueologia e património possibilitam uma gestão mais eficaz, económica e de acordo com as leis que tutelam o património, para projetistas, donos de obra e demais entidades.
Realizada numa etapa prévia à fase de obra ou de projetos de ordenamento de território e com carácter de medida de minimização, a realização de sondagens arqueológicas prévias ou sondagens de diagnóstico, possibilita uma melhor conciliação entre as obrigações legais da gestão do património arqueológico e a evolução do projeto.
É uma medida de minimização realizada durante a implantação de projetos de obras. Realiza-se através da observação dos trabalhos quer manuais quer mecânicos de movimentos de terra no subsolo, levantamento de pavimentos, desmonte de paredes, picagens e em meio aquático.
Permite o conhecimento e o contexto de um sítio em termos arqueológicos. É sempre encarada como uma medida de minimização inseridas em ações de diagnostico, prevenção ou emergência.
Permite garantir o rigor legal de todos os aspetos relacionados com a realização de trabalhos arqueológicos no decorrer de um projeto, de forma a garantir uma correlação entre donos de obra, projetistas, empreiteiros, conservadores-restauradores, arqueólogos e as entidades tutelares do Património.
Estudo profundo e detalhado de um território para conhecer todas as suas características arqueológicas, patrimoniais, arquitectónicas e etnográficas e que constituirá a base para a elaboração de um plano cuja finalidade é a utilização racional desse território.

Estudo de Impacte Ambiental
A avaliação do impacte patrimonial (Descritor de Património) de um projeto é legalmente exigido, necessário, e sempre incluído nos processos de Estudo de Impacte ambiental quer em ambiente terrestre quer em meio aquático. Este estudo pretende efetuar a caracterização da área de implantação direta e indireta do projeto em termos geográficos, paisagísticos, históricos, arqueológicos e etnográficos, de forma a assegurar a salvaguarda de todos os vestígios de interesse patrimonial identificados. Consta um parecer sobre a necessidade de se implementar quaisquer proposta de medidas de minimização a aplicar face ao nível de impacto a ocorrer pela implementação do projeto em causa e em função da avaliação atribuída a cada Ocorrência Patrimonial.
Caracterização Situação de Referência
Instrumento necessário ao processo de licenciamento de obras. Este estudo pretende a caracterização da área de implantação direta e indireta do projeto em termos geográficos, paisagísticos, históricos, arqueológicos e etnográficos, de forma a assegurar a salvaguarda de todos os vestígios de interesse patrimonial identificados. Consta um parecer sobre a necessidade de se implementar quaisquer proposta de medidas de minimização a aplicar face ao nível de impacto a ocorrer pela implementação do projeto em causa e em função da avaliação atribuída a cada Ocorrência Patrimonial.
Caracterização de Referência do Património Cultural Inserido no Dossier de Ambiente
Instrumento necessário ao processo de licenciamento de obras, não sujeitos a processos de Avaliação de Impacte Ambiental, essencialmente em projetos de infraestruturas rodoviárias. Este estudo pretende a caracterização da área de implantação direta e indireta do projeto em termos geográficos, paisagísticos, históricos, arqueológicos e etnográficos, de forma a assegurar a salvaguarda de todos os vestígios de interesse patrimonial identificados. Consta um parecer sobre a necessidade de se implementar quaisquer proposta de medidas de minimização a aplicar face ao nível de impacto a ocorrer pela implementação do projeto em causa e em função da avaliação atribuída a cada Ocorrência Patrimonial.
Levantamento Aéreo
O levantamento aéreo através do uso de Veículo aéreo não tripulado (VANT) ou drone capta rapidamente e com precisão o estado atual de uma área em Estudo, incluindo locais de difícil acesso.
Planos de pormenor, planos directores municipais e cartas arqueológicas
Realização de Estudos de caracterização do património arqueológico, patrimonial, arquitetónico e etnográfico. O objetivo deste estudo é a caracterização e conhecimento do território, sendo essenciais à elaboração de planos de desenvolvimento cultural e turístico do país.
Permite garantir uma articulação eficiente e de alto rendimento de todos os recursos humanos e financeiros envolvidos, entre as diversas entidades inseridas num projeto, sejam os promotores, projetistas, empreiteiros, equipas de fiscalização, conservadores-restauradores, arqueólogos e as entidades tutelares do Património.
Os contextos funerários quando associados a realidades arqueológicas necessitam de um enquadramento único. A sua correlação permite um conhecimento mais abrangente de um local ou povoamento.
Uma vez concluídas as investigações no campo, o trabalho para analisar, interpretar, escrever, divulgar e publicar os resultados começa. Este trabalho "pós-escavação" é uma etapa essencial do processo arqueológico e permite assegurar que os resultados de investigações arqueológicas alcancem um público mais amplo.

Desenho Arqueológico assistido em computador 2D e 3D
Realização de registo gráfico, nomeadamente em desenho arqueológico de campo, desenho de espólio arqueológico, vectorização de desenho arqueológico (campo e materiais). Realização ainda de ilustrações em 3d, reconstrução virtual, animação gráfica, modelos tridimensionais gerados através de fotogrametria digital e criação de fotomapas.
Base de Dados de Arqueologia
Realização de fichas, únicas no mercado, de inventário informatizadas (FileMaker Pro) de Acompanhamento Arqueológico de Obra, Ocorrências Patrimoniais, Unidades Estratigráficas, tratamento e inventários de materiais (cerâmico, metalúrgico, lítico, vidro, fauna mamacológica, fauna malacológica, fauna ictiológica, espólio epigráfico, espólio osteológico, espólio etnográfico, espólio numismático).
Análise, Tratamento e Estudos de Espólito
Limpeza, marcação, fotografia, inventário e estudo de espólio arqueológico. Utilização das mais diversas tecnologias como impressão 3d, reconstrução virtual e animação gráfica, fotografia digital, realização de bases de dados no programa FileMaker Pro.
Zoorarqueologia/Arqueobotânica
Estudo e análise dos materiais faunísticos e florísticos que ocorrem em estações arqueológicas e compreensão da sua importância e do seu estudo no âmbito da reconstituição do funcionamento das respetivas comunidades e na reconstituição das características do ambiente envolvente.
Formação
Em processo de certificação pela Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho. Brevemente serão apresentadas as actividades de Formação.
Arqueologia Virtual
Reconstruções 2D e 3D e animação de edifícios históricos e paisagens podem oferecer novas e excitantes possibilidades para a investigação científica, assim como para o turismo. A reconstrução pode ser apresentada em imagens estáticas ou em filme de animação, que por sua vez pode ser utilizada em sites, aplicações móveis (apps) ou para em aparelhos de realidade virtual (óculo rift).
Realização de mapeamentos; sistemas de informação geográfica (sig); análise espacial e sensoriamento remoto.
Realização de modelos 3D a partir de fotografias métricas quer do solo quer de Veículos aéreos não tripulados (VANT) ou drones.
Levantamento bibliográfico e documental sobre bens patrimoniais, assim como o registo fotográfico e descrição arquitetónica. Levantamento, estudo e análise dos paramentos de bens arquitetónicos. Levantamento gráfico com a realização de ilustrações em 3d, reconstrução virtual, modelos tridimensionais gerados através de fotogrametria digital, animação gráfica e elaboração de maquetes.
Gestão Patrimonial
A realização de publicações na área do património permite assegurar que os resultados de investigações arqueológicas alcancem um público mais amplo.
Levantamento bibliográfico e documental sobre bens patrimoniais, assim como o registo fotográfico e descrição arquitetónica. Levantamento, estudo e análise dos paramentos de bens arquitetónicos. Levantamento gráfico com a realização de ilustrações em 3d, reconstrução virtual, modelos tridimensionais gerados através de fotogrametria digital, animação gráfica e elaboração de maquetes.
Conceptualização e criação de conteúdos museológicos, exposições e centros interpretativos arqueológicos. Elaboração de planos museográficos. Produtos de Merchandising. Projetos de serviço educativo. Realização de eventos culturais.
Elaboração de publicações monográficas. Realização de videos. Gestão e programação do património cultural.
Realização de visitas e roteiros turísticos.
Planeamento desde a conceção, incluindo a gestão e fiscalização de projetos de reabilitação, de conservação e restauro de património móvel e imóvel. Consultoria para a elaboração de candidaturas a programas de financiamento nacionais e/ou comunitárias.
Em sítios arqueológicos e patrimoniais: Produção de elementos informativos visuais moveis e fixos em diferentes materiais em monumentos e sítios arqueológicos.
Conservação e Restauro
Avaliar as condições de preservação de materiais e estruturas arqueológicas e propor soluções de conservação e restauro.
Conservação, estabilização e restauro de materiais arqueológicos (cerâmico, metalúrgico, lítico, vidro, epigráfico, espólio numismático) provenientes de intervenções arqueológicas, projetos de musealização, entre outros.
Conservação, estabilização e restauro de estruturas arqueológicas, arquitetónicas e elementos decorativos, com o intuito de projetos museológicos ou turísticos.
Educação Patrimonial
Realização de sessões de arqueologia, etnografia, narrativas, mitos e lendas locais, em escolas do 1º e 2º ciclo. No final da sessão existe sempre uma atividade prática.
Realização de atividades de contato com materiais e utensílios de trabalho arqueológico.
Tem uma funcionalidade com fins didáticos, museológicos e de consciencialização do património histórico, arqueológico, de animação cultural, e turística.
Caso precise de um serviço que não está incluído nesta lista por favor não hesite em contactar-nos de forma a o podermos auxiliar.